vitrine_b_wiki-1024x485
Semana de Teatro Musical | Team Week (Natal/RN)
21 de julho de 2017
vitrine_b_wiki-1024x485-1-1024x485
Conheça os indicados ao 5º Prêmio Bibi Ferreira
2 de agosto de 2017

A Brasília amarela vai estacionar pela última vez – O Musical Mamonas

1

Por Letícia Saggese

            Uma geração de brasileiros foi marcada pelo sucesso do grupo Mamonas Assassinas, e a história dos meninos de Guarulhos é conhecida por todos. Porém, com o fim trágico do grupo, parecia que a alegria que eles traziam nunca mais seria sentida da mesma maneira. Até o dia em que foi anunciado que um musical sobre a trajetória da banda ganharia vida e estrearia no início de 2016. Assim nascia “O Musical Mamonas”, que encerra sua temporada nesse domingo, 23/07, justamente na cidade em que a banda nasceu.

            Ao longo de mais de um ano e meio de temporada, o musical fez duas turnês pelo Brasil, percorrendo diversas cidades e espalhando alegria para os fãs do grupo, que puderam sentir a emoção inesquecível de ver os Mamonas Assassinas novamente no palco.         

 

2

 

            Os cinco atores que representaram os membros da banda fizeram um trabalho incrível, ficando tão parecidos com os meninos de Guarulhos no palco que a plateia chegava a ter dificuldades para diferenciar que não se tratavam das mesmas pessoas. Mas ainda mais importante que aparência e trejeitos quase idênticos, é a conexão que eles criaram uns com os outros e que ficava clara no palco, fazendo o público esquecer, por alguns momentos, que eram atores e não o grupo original.

3

 

            Por mais que a história da banda seja trágica, nem por um momento a história passa o ar de tristeza. O texto é todo marcado com piadas nos momentos certos, não fica forçado e abre espaço para improvisos, arrancando gargalhadas do público e aplausos em cena aberta.

            Outro fator importante na montagem é a trilha sonora, em grande parte formada, obviamente, pelas músicas do único CD lançado pelos Mamonas. Mas a trilha também conta com muito rock dos anos 80, em especial músicas que marcaram a juventude da banda, desde Legião Urbana e Titãs até Pink Floyd. As canções foram bem encaixadas, ajudando a contar a história e as cenas, e eram executadas de forma que o público não achasse exagerado ou chato nem se perdesse na história.

            Ao final de cada uma das sessões, o sentimento que ficava era de ter voltado aos anos 90. A sensação de que o “tempo bom” havia voltado era indescritível. E nós, o público, agradecemos a todos os envolvidos no musical por terem trazido isso de volta. Realmente, “O Musical Mamonas” fez história no teatro musical brasileiro e vai deixar saudades.

 

4