Além de estarem em franco período de produção de “A Cor Púrpura“, que tem estreia marcada para 6 de setembro na Cidade das Artes, Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr são responsáveis pelo “Teatro Jovem”. De olho na importância da formação de novas plateias, o projeto faz frente às dificuldades de nossos jovens de terem acesso à cultura e do pequeno hábito brasileiro de frequentar o teatro. Assim, eles buscam aliar diversão e reflexão em espetáculos de qualidade, que tratam de temas de interesse do jovem e que propiciam o desenvolvimento do seu olhar crítico e do seu amadurecimento como cidadão. Em 2019, apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com patrocínio do Opportunity, eles apresentam o espetáculo POEIRA DE ESTRELAS.
A peça conta o encontro de dois jovens: Gabriel é um dragão no hospital onde vive. Conhece todos os pacientes, médicos e caminhos. Apesar de tudo que vive, encara seus desafios com garra. Está internado há oito anos e aguarda um transplante de medula. Valquíria é jovem e radiante. Perplexa com o mundo e com as novas responsabilidades que virão. Sofre por ouvir, de seus amigos, que ela será sempre uma fracassada. Acabou de ser internada e aguarda um transplante de fígado. Marcados pela sombra da morte e pela flor da juventude os dois são surpreendidos pelo destino quando precisam dividir o mesmo quarto de hospital. Cheios de questionamentos, mas com pontos de vista absolutamente diferentes, os dois são obrigados a conviver. Nesse encontro recheado de humor e implicâncias, pontuado por crises e discussões, Gabriel e Valquíria se apaixonam e percebem que, depois do túnel, há uma intensa luz. Mais uma vez surpreendidos pelo destino, os dois driblam o tempo e reaprendem o significado de se estar vivo e a importância de fazer valer a própria existência.
O TEATRO JOVEM em POEIRA DE ESTRELAS, estreou em 05 de abril de 2019 na Cidade das Artes e segue sua temporada oferecendo espetáculos com acesso gratuito a espectadores, em especial a jovens a partir dos 11 anos da idade, em espaços culturais e em instituições de ensino do Rio de Janeiro. Dessa forma, o TEATRO JOVEM leva cultura teatral de maneira itinerante, alcançando espectadores que tem pouco ou nenhum acesso a esta arte, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar crítico e para formação de plateias, através de uma reflexão profícua e vai, além do teatro, apresentando um prólogo, lançando luz sobre as regras do jogo teatral e, após a apresentação, realizando um debate com os espectadores, aproximando ainda mais artistas e publico, possibilitando o acesso e fortalecendo a importância da arte na vida do cidadão.
Quem quiser conferir o Teatro Jovem em Poeira de Estrelas, haverá apresentações na Sala Eletroacústica, na Cidade das Artes, nos dias 11 de julho (às 16h e às 20h) e no dia 12 de julho (às 10:30h, às 14:00h e às 16:00h). A entrada é gratuita.